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Quem deve analisar os dados nas empresas? Self-Service BI vs Área de BI
Fala Pessoal!
Fiz uma pesquisa aqui no Linkedin há alguns dias atrás sobre quem deve analisar dados nas empresas hoje em dia. Tivemos muitos votos e o resultado foi muito apertado, o que me levou a crer que podemos conversar um pouquinho mais sobre este assunto.
Os termos que utilizei ainda são novos para muitas pessoas e vi que deveria falar um pouquinho mais sobre eles para que você entendesse melhor e conseguisse colocar sua opinião no final deste artigo.
Área de Business Intelligence
Nas empresas (pelo menos as maiores) era comum termos áreas de análises de dados, que tinham diversas e criativas denominações, porém aqui chamaremos de "Área de BI". Esta área era responsável por fazer toda a análise dos dados e gerar os indicadores de todas as áreas e fornecer para as lideranças relatórios e/ou dashboards para tomada de decisão. Esta área tem somente esta finalidade.
Não significa que as áreas não tenham seus próprios indicadores e análises, até porque para a "Área de BI" conseguir trabalhar, deve-se ter o trabalho da área na ponta do processo no dia a dia para gerar informações para base das análises.
Self-Service BI
Algumas ferramentas de Business Intelligence e principalmente o Power BI, emponderaram os usuários nas áreas, ou seja, na ponta do processo, para gerar os seus indicadores. Isso faz com que quem trabalha no dia a dia e tem uma noção muito maior sobre os detalhes, gere seus próprios indicadores. Isso é o que chamamos de Self-Service BI, ou seja, literalmente cada um "serve-se" de dados e análises. (ficou esquisito o termo "serve-se"... mas é bem isso... rsrs).
Também não significa que não existam áreas que possam consolidar os dados e gerar indicadores para as lideranças.
Ok Luis, mas onde está o problema nisso?
Vamos lá! Algumas empresas seguindo estas premissas e tomando algumas decisões que precisamos discutir aqui. Vou listar alguns cenários que observo no dia a dia nas consultorias de Business Intelligence que prestamos para todos os tipos de empresas no Brasil e exterior.
- Algumas empresas optaram por seguir com a "Área de BI", por acreditar que eles que devem focar na análise de dados, se aprimorando e tendo o conhecimento necessário para isso;
- Outras empresas, estão optando por capacitar seus colaboradores para que eles façam suas próprias análises, ou seja, aderindo ao Self-Service BI. Algumas delas até extinguindo por completo a "Área de BI".
- Existem empresas que optam por deixar a área de dados para cuidar da Governança de dados e deixar as bases mais "quentes" para os usuários finais se beneficiem do Self-Service BI.
Existem também algumas outras combinações entre essas modalidades.
O que penso sobre tudo isso?
Todos os cenários tem seus pontos positivos e negativos e não devem ser tratados como matemática absoluta, ou seja, não existe a melhor alternativa. Cada empresa deve ser analisada de maneira única e caso necessário, contratar uma empresa de consultoria para auxiliar qual é a melhor alternativa. Temos feito diversas consultorias pela Excelência Soluções Empresariais para auxiliar as empresas a se organizarem melhor sobre isso.
Vou listar alguns pontos abaixo que devem servir de reflexão e provocação para entendermos os cenários:
- A "Área de BI" não tem o mesmo conhecimento que o usuário na ponta do processo para entender os detalhes, isso pode impactar a qualidade da análise;
- Os usuários da ponta do processo, podem não ter o conhecimento para gerar os indicadores da maneira correta, isso pode impactar a qualidade da análise;
- Com o Self-Service, os dados ficam mais "espalhados" e isso pode impactar na segurança dos dados;
- Na modalidade do Self-Service, os custos de licenciamento aumentam consideravelmente, pois todos precisam ter acesso as ferramentas de Business Intelligence;
- Na modalidade de Self-Service BI, os usuários podem desviar da sua função padrão, sendo que a responsabilidade da análise dos dados, é uma atribuição a mais para sua função;
- A Governança de dados pode ser prejudicada sem uma "Área de BI", sendo que podem existir diversos "números" para o mesmo indicador. Isso é uma realidade em muitas empresas. Se perguntar para pessoas diferentes algo como: "Qual é o faturamento do mês passado da filial X?". Você ficaria surpreso(a) em saber que já recebi números muito diferentes quando fizemos perguntas similares;
Minha Conclusão sobre tudo isso
Como falei acima, não tem uma resposta pronta todos os pontos acima devem ser analisados, para que uma decisão seja assertiva para a empresa, mas ainda acho que uma opção jamais deve desconsiderar a outra por completo.
Vejo um cenário onde a "Área de BI", possa auxiliar e muito os usuários na ponta do processo, fazendo com que as análises do Self-Service BI, tenham bases mais sólidas para melhor análise.
Acredito também que a comunicação seja algo fundamental, ou seja, se a empresa optar por ter uma "Área de BI", os profissionais devem ser muito próximos dos analistas da ponta e vice-versa.
Abraços e Que a Força esteja com você!
Luís Gustavo Nascimento Serra
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E lembre-se DADOS PARADOS NÃO SERVEM PARA NADA.
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