Desenvolvido por

Logo Consultoria Excelência

Blog

Sua planilha pode estar te controlando... não o contrário...

Por: Luis Gustavo Serra

Por: Luis Gustavo Serra

Publicado à 1 ano

 

Sabemos que o Excel é a ferramenta mais utilizada no mundo. Eu mesmo sou fanático por ela e tenho seu logo tatuado no braço de tanta paixão por esta ferramenta. O fato se ser muito usada diariamente, não significa que ela seja bem aplicada. Vejo que muitas pessoas ainda tem um bloqueio para utilizar algumas ferramentas do Excel e outras acham que o Excel serve só para fazer "tabelinhas" com soma no final.

Isso sempre me faz pensar na quantidade de oportunidades de melhorias que existem em TODAS as empresas do mundo. Posso arriscar a dizer que temos dois tipos de empresas quando o quesito é controle e análise de dados:

 

  1. Empresas em busca da melhoria contínua: Estas estão o tempo todo investindo em tecnologia, capacitando seus colaboradores, pensando sempre em melhorar seus processos e automatizar o máximo possível. Geralmente os profissionais de empresas como esta, são estimulados em fazer sempre o melhor em uma menor carga horária.
  2. Empresas que os controles não são prioridades: Estas estão tocando o trabalho e mais focado no atendimento ao cliente e outras pautas que tangem a entrada de caixa para a empresa, porém não veem que os controles e análises são importantes. Os profissionais estão sempre apagando fogo e sempre carregados. Os controles/análises podem até existir, porém são feitos sempre em cima da hora geralmente da maneira mais manual e arcaica possível.

Nas empresas que estão no primeiro cenário, tudo é mais fluido e as pessoas tem mais tempo para ANALISAR os dados ou seja, utilizar os dados para tomada de decisão.

No segundo cenário, os colaboradores estão sempre fazendo trabalhos repetitivos mais ou menos da seguinte maneira: Baixam 2 ou 3 relatórios ou recebem por e-mails, passam horas fazendo suas "análises" manualmente. Em conversas com centenas, se não milhares de pessoas em treinamentos ministrados, palestras ou consultorias, tenho visto que isso pode ocupar até mais de 50% do tempo de trabalho, ou seja em média 4 a 5 horas diárias.

Já imaginou o prejuízo que isso é para a empresa? Costumo a dizer que quem trabalha mais de 4 horas por dia no trabalho é escravo das planilhas, ou seja, ela vive em questão de trabalhar para seus controles. Na maioria das vezes por não saber melhores maneiras de fazer aquele trabalho.

Em nossas consultorias, é comum conseguirmos reduzir trabalhos de 4 horas diárias para 10 a 15 minutos de trabalho automatizado.

Pode ser que você esteja pensando que essas "automatizações", podem eliminar trabalhos e demitir pessoas, uma vez que sua carga horária diminui. A verdade é totalmente oposta e isso será tema do meu próximo artigo.

Comente aqui, que situação a empresa que você trabalha se encontra?

Ótima semana a todos!

Luís Gustavo Nascimento Serra

Caso você queria aprender os primeiros passos com o Power BI. Entre em contato no WhatsApp, temos uma oferta especial para você que leu esse artigo até o fim: Clique aqui e converse conosco no WhatsApp.

E lembre-se DADOS PARADOS NÃO SERVEM PARA NADA.

Este artigo foi útil?! Avalie logo abaixo.

Avalie esse Artigo:

Blog > Sua planilha pode estar te controlando... não o contrário...

Luis Gustavo Serra

Faço parte do MTAC e fui premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Profissional) na categoria Data Plataform.br Trabalhei mais de 10 anos em empresas multinacionais, onde adquiri vasta experiência na área financeira e percebi que poderia ajudar muitas pessoas e empresas a melhorarem seus controles. Sou proprietário da Excelência Soluções Empresariais , onde atuo desde 2009 com consultoria em desenvolvimento de soluções e treinamentos em Excel e Power BI. Já atendemos mais de 500 clientes nestes 11 anos de empresa. Já foram capacitados mais de 15,5 mil alunos em quase todos os estados brasileiros e alguns países do mundo, tais como Colômbia, Moçambique e Uruguai. Escrevi um Livro chamado "Power Bi: Do Tratamento de dados a criação de Painéis Inteligentes" e já foram vendidos mais de 5 mil exemplares.

Voltar